Variáveis e Constantes em Swift

Variáveis e Constantes em Swift

Saber como usar variáveis e constantes em Swift é essencial no desenvolvimento iOS. Este artigo ensina um pouco mais sobre isso.

Capa por Blake Connally no Unsplash

Introdução

Uma das primeiras coisas para se conhecer ao aprender uma nova linguagem é o funcionamento das constantes e variáveis. Esse artigo traz uma breve explicação deste conceito dentro da linguagem Swift.

Declarando constantes e variáveis

Constantes

Para se declarar uma constante usamos a palavra-chave let. Como o próprio nome sugere, constantes não podem ter seu valor alterado. Quando declaradas, seu valor é atribuído e não poderá ser modificado. Abaixo, um exemplo:

let helloWorld = "Hello world!"

// Tentando atribuir um novo valor:
helloWorld = "Novo valor"

/*
* Irá resultar em um erro:
* "Cannot assign to value: ‘helloWorld’ is a ‘let’ constant"
*/

Como descrito no bloco de código acima, tentar atribuir outro valor à uma constante irá causar um erro. Então, lembre-se: a palavra chave let só deve ser usada quando o valor for constante. Inclusive, a própria documentação da linguagem recomenda que se use let sempre que possível.

Variáveis

Para se declarar uma variável usamos a palavra-chave var. Sempre que for preciso armazenar um valor que pode mudar durante a execução de um código, deve-se usar var. É possível, inclusive, declarar mais de uma variável em uma mesma linha. Abaixo, temos alguns exemplos:

// Declarações únicas
var x = 0
var valido = true
var meuTexto = "Este é um texto"

// Declarações múltiplas
var x = 0, y = 10, z = 100
var string1 = "Primeira string", string2 = "Segunda string"

Definindo o tipo

A linguagem Swift permite que sejam definidos tipos para variáveis e constantes(apesar de não ser obrigatório), e escrevemos da seguinte forma:

let meuTexto: String = "Este é um texto"
let contador: Int = 0
let medida: Float = 2.5
let valor: Double = 10.0
let hoje: Date = Date()

A linguagem Swift possui os tipos básicos, como tupla, array e dicionário. Os demais tipos são providos pelo framework Foundation, criado pela própria Apple. Você pode ver os tipos com mais detalhes neste link.

Além dos exemplos acima, uma variável/constante também pode ser do tipo Optional, que é usado quando o valor pode ser indefinido, dessa forma:

// Valor "nil" explícito
var meuTexto: String? = nil

// Valor "nil" implícito
var meuTexto: String?

A palavra-chave nil é similar ao null em outras linguagens, usada para indicar um valor nulo. O tipo Optional possui muitos detalhes que serão explicados em outro artigo. Neste, iremos nos limitar apenas a saber que é possível utilizá-lo.

Atribuindo valores

Para atribuir valores, sua variável/constante pode ter um tipo definido ou não. Se ela tiver, o valor atribuído deve ser do mesmo tipo da variável.

// Com tipo definido:
var meuTexto: String = "Esse é um texto"

// Sem tipo definido
var meuTexto = "Esse é um texto"

Se você não definir um tipo, o compilador irá considerar o tipo do valor atribuído. No caso acima, o tipo seria String.

Quando a variável/constante possui um tipo definido, o valor que for atribuído deverá ser desse mesmo tipo.

var meuTexto: String = 1

Como o valor atribuído acima é do tipo inteiro, mas o tipo da variável meuTexto é String, esse trecho irá disparar uma exceção:

error: cannot convert value of type 'Int' to specified type 'String'

A própria linguagem já previne que você cometa erros ao atribuir valores de tipos diferentes do que foi definido para uma determinada variável/constante.

Conclusão

Agora você já conhece o básico sobre o uso de variáveis e constantes em Swift. Recomendo que veja a documentação da linguagem e também do framework Foundation sobre os diferentes tipos disponíveis.

Gostou deste artigo? Compartilhe e me siga para mais conteúdos como esse!

Minhas redes:

Twitter | Instagram | Blog | Youtube | GitHub | LinkedIn

Até a próxima!👋🏽

Did you find this article valuable?

Support Matheus dos Reis de Jesus by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!